Mídias é um vasto e complexo sistema de expressão, de comunicação e veiculação da informação, através do rádio, TV, jornal, internet, máquina fotográfica, câmeras. Essas formas e instrumentos da mídia estão cada vez mais se fundindo em sistemas inter-relacionados.
A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizados. O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essa informação, de forma a internalizá-la como conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de uma maneira independente e responsável. Esse uso pedagógico seria o uso desses recursos na efetivação do processo ensino-aprendizagem.
O processo ensino-aprendizagem na escola se pauta de um conteúdo a ser trabalhado, onde fica a carga do professor, resgatar esse conteúdo da realidade do aluno, para que a aprendizagem seja mais significativa .
A escola atualmente tem de ser um espaço onde ocorre interação do indivíduo, no meio social e possibilitando que este mesmo indivíduo interaja na sociedade a transformando.
A linguagem das mídias, repletas de imagem, movimentos e sons, atraem as gerações mais jovens que trazem para a sala de aula as suas experiências do cotidiano e se expressam conforme o seu mundo. Nesse contexto, o professor perde espaço, deixa de ser o centro das informações. Perde o controle do ensino, pois o professor foi formado para transmitir conhecimentos.
O professor não pode se ver perdendo espaço para as mídias, mas sim procurar enxergá-las como aliadas para a produção de seu trabalho.
O trabalho do professor tem de ter respaldo na realidade que a mídia nos traz. Mas para isso, o professor e a escola têm de ter claro o uso pedagógico da mídia.
O uso pedagógico seria usar as mídias para incrementar seu conteúdo com a realidade do aluno, para que esse conteúdo seja significativo e proporcione ao aluno o desejo de mais conhecimentos e conseqüentemente mais mudanças na sua forma de pensar e agir.
Com o conteúdo mais incrementado, a escola se torna mais atraente e significativa e o professor mais seguro no processo de ensino-aprendizagem.
Referência:
MARQUES, E.L, Uso pedagógico das mídias.
Oi Gidalva,
ResponderExcluirBelo Blog!
Que bom que você gostou!
ResponderExcluirFico Feliz, pois faço um esforço enorme pra aprender e participar do mundo tecnológico.